Novo decreto permite funcionamento da feira municipal de Alto Araguaia; veja regras para consumidores e feirantes

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia autorizou o funcionamento das atividades da Feira Livre Benno Ubaldo Presser, antes suspensa por Decreto do Governo de Mato Grosso afim de evitar aglomeração e contágio ao Covid-19 (Coronavírus). A medida foi publicada por meio do Decreto Municipal nº 028, na tarde desta quarta-feira (29), após novo documento do Governo do Estado (Decreto nº 462) passar aos municípios a regulação de atividades anteriormente vedadas.

Os feirantes podem reiniciar o atendimento apenas aos domingos, das 5h às 13h (Horário de Brasília), com diversas condições para funcionamento. As normas cabem tanto aos comerciantes quanto aos consumidores, que deverão higienizar as mãos por meio da utilização de água e sabão, utilizando de toalhas descartáveis seguidas com uso de álcool 70%. A entrada será por meio de fila respeitando o distanciamento mínimo de 2 metros, com acesso limitado a 15 pessoas com apenas de um consumidor por grupo familiar e com tempo limitado de 40 minutos.

O decreto também determina o uso obrigatório de máscara de proteção, além de proibir o consumo de alimentos dentro do espaço da feira e a manipulação de produtos pelos consumidores. É vedado ainda a circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas. O mesmo vale para quem apresenta qualquer tipo de sintomas, como febre, tosse, ainda que assemelhem a gripe ou resfriado.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA), João Dias de Freitas, lembra que no período o município adotou alternativas para auxiliar os feirantes. “Aqueles que comercializavam seus produtos oriundos da agricultura familiar, a Prefeitura efetuava compra semanal no valor de R$ 200 e repassava à Secretaria de Assistência Social para que pudesse doar às famílias carentes”, explica. O projeto foi regulamentado através da Lei 4.209/2020 sancionada pelo prefeito Gustavo Melo e em convênio com o Sindicato Rural.

Durante a feira, equipes da Vigilância Epidemiológica com apoio da SEMAPA estarão em monitoramento e orientações à população e aos comerciantes.